Para
o desenvolvimento deste projeto foram elaboradas três questões de estudo:
1. Porque
no Brasil encontramos pessoas com características físicas tão distintas?
2. Porque
no Brasil há tantos afrodescendentes?
3. Quais
as contribuições do povo africano na formação e cultura do povo brasileiro?
4. Porque
há eventos em que as pessoas usam máscaras, fantasias coloridas e esquisitas,
se pintam, pulam, dançam, tocam instrumentos de percussão e cantam?
Para
cada um destes questionamentos há hipóteses definidas pelos autores:
1. A
formação do povo Brasileiro deu-se a partir da miscigenação por meio dos
diferentes povos que contribuíram na colonização do país após “sua descoberta”.
2. Dentre
os diferentes povos que contribuíram para nossa árvore genealógica, temos
nossos ancestrais africanos.
Primariamente
descendemos dos Australopithecus Afarensis. O fóssil de “Lucy”, a mulher
pré-histórica, encontrado no deserto de Afar, na Etiópia nos dá a certeza de
que todos temos “um pé na África”.
Em
história um pouco mais recente, no período do Brasil colônia, foram trazidos
muitos africanos em navios para aqui servirem como escravos. As viagens eram
longas na travessia do Atlântico. Os navios, chamados “Navios Negreiros”, traziam
os africanos nos porões, sendo que em função de doenças e más condições da
viagem, muitos não resistiam.
As
mães traziam seus filhos e para distraí-los ao longo da viagem rasgavam suas
saias e confeccionavam bonecas de pano chamadas de abayomis.
Quando
chegavam ao Brasil, estes negros eram escravizados e ficavam em senzalas. A
distração deles eram as cantorias, a capoeira e a adoração pela mãe natureza. Eles
acreditavam na força que os Orixás davam a eles e eram muito agradecidos.
Após
período da escravatura, os negros passaram a ocupar espaços, cada vez mais, de
relevância em nossa sociedade. Por isso encontramos tantos afrodescendentes em
meio a outras raças, em todos os lugares do Brasil. No entanto, ainda hoje, há
com esta parcela da população atos discriminatórios.
3. Nossas
raízes se fortaleceram ao longo dos anos, desde a época do Brasil colônia, na
música tivemos a influência de seus ritmos e instrumentos marcantes. Por
influência afro-brasileira as expressões mais conhecidas são samba, maracatu,
ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada, maxixe e maculelê. Já os instrumentos
mais utilizados são o agogô, afoxé, adja, atabaque, djembe, caxixi, berimbau,
ganzá, xequerê, reco-reco, cuíca, tambor e pandeiro.
A
música feita pelos afrodescendentes foi inicialmente desprezada e mantida na
marginalidade até que ganhou notoriedade no início do século XX e se tornou
mais popular nos dias atuais.
Temos,
ainda, a influência de fantasias, máscaras, cores, pigmentos, vestuário,
acessórios, brinquedos, brincadeiras, utensílios e religião. As cores são vibrantes
com características de estampas em motivos tribais e uso de formas geométricas.
As roupas são simples, com nós, envolvendo pouca costura e elaboradas de forma
mais artesanal.
Há,
ainda, comidas típicas africanas que ficaram como herança para compor os pratos
brasileiros.
4. Há,
no Brasil, diversas festas populares e, em especial o Carnaval, onde as pessoas
podem ser o que elas quiserem e/ou demonstrar suas raízes. Como o povo africano
tem grande influência na formação da cultura Brasileira, há tantas cores,
máscaras, formas, pinturas, fantasias, gingado e encantamento.
Por
haver diferentes tribos na África há diferentes manifestações culturais que
foram trazidas e contribuíram para a formação das festas populares Brasileiras
e de outras artes.
Exemplos
dessas manifestações são a arte Ndebele, os acessórios, as máscaras africanas,
os instrumentos, o ritmo e a percussão da música, a dança africana, e a
capoeira.
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