segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Questões de Estudo e Hipóteses



Para o desenvolvimento deste projeto foram elaboradas três questões de estudo:
1.    Porque no Brasil encontramos pessoas com características físicas tão distintas?
2.    Porque no Brasil há tantos afrodescendentes?
3.    Quais as contribuições do povo africano na formação e cultura do povo brasileiro?
4.    Porque há eventos em que as pessoas usam máscaras, fantasias coloridas e esquisitas, se pintam, pulam, dançam, tocam instrumentos de percussão e cantam?

Para cada um destes questionamentos há hipóteses definidas pelos autores:
1.    A formação do povo Brasileiro deu-se a partir da miscigenação por meio dos diferentes povos que contribuíram na colonização do país após “sua descoberta”.
2.    Dentre os diferentes povos que contribuíram para nossa árvore genealógica, temos nossos ancestrais africanos.
Primariamente descendemos dos Australopithecus Afarensis. O fóssil de “Lucy”, a mulher pré-histórica, encontrado no deserto de Afar, na Etiópia nos dá a certeza de que todos temos “um pé na África”.
Em história um pouco mais recente, no período do Brasil colônia, foram trazidos muitos africanos em navios para aqui servirem como escravos. As viagens eram longas na travessia do Atlântico. Os navios, chamados “Navios Negreiros”, traziam os africanos nos porões, sendo que em função de doenças e más condições da viagem, muitos não resistiam.
As mães traziam seus filhos e para distraí-los ao longo da viagem rasgavam suas saias e confeccionavam bonecas de pano chamadas de abayomis.
Quando chegavam ao Brasil, estes negros eram escravizados e ficavam em senzalas. A distração deles eram as cantorias, a capoeira e a adoração pela mãe natureza. Eles acreditavam na força que os Orixás davam a eles e eram muito agradecidos.
Após período da escravatura, os negros passaram a ocupar espaços, cada vez mais, de relevância em nossa sociedade. Por isso encontramos tantos afrodescendentes em meio a outras raças, em todos os lugares do Brasil. No entanto, ainda hoje, há com esta parcela da população atos discriminatórios.
3.    Nossas raízes se fortaleceram ao longo dos anos, desde a época do Brasil colônia, na música tivemos a influência de seus ritmos e instrumentos marcantes. Por influência afro-brasileira as expressões mais conhecidas são samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada, maxixe e maculelê. Já os instrumentos mais utilizados são o agogô, afoxé, adja, atabaque, djembe, caxixi, berimbau, ganzá, xequerê, reco-reco, cuíca, tambor e pandeiro.
A música feita pelos afrodescendentes foi inicialmente desprezada e mantida na marginalidade até que ganhou notoriedade no início do século XX e se tornou mais popular nos dias atuais.
Temos, ainda, a influência de fantasias, máscaras, cores, pigmentos, vestuário, acessórios, brinquedos, brincadeiras, utensílios e religião. As cores são vibrantes com características de estampas em motivos tribais e uso de formas geométricas. As roupas são simples, com nós, envolvendo pouca costura e elaboradas de forma mais artesanal.
Há, ainda, comidas típicas africanas que ficaram como herança para compor os pratos brasileiros.
4.    Há, no Brasil, diversas festas populares e, em especial o Carnaval, onde as pessoas podem ser o que elas quiserem e/ou demonstrar suas raízes. Como o povo africano tem grande influência na formação da cultura Brasileira, há tantas cores, máscaras, formas, pinturas, fantasias, gingado e encantamento.
Por haver diferentes tribos na África há diferentes manifestações culturais que foram trazidas e contribuíram para a formação das festas populares Brasileiras e de outras artes.
Exemplos dessas manifestações são a arte Ndebele, os acessórios, as máscaras africanas, os instrumentos, o ritmo e a percussão da música, a dança africana, e a capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário